quinta-feira, 21 de abril de 2011

Os ateus. A páscoa.

Lembro-me do primeiro dia da escola primária. Lembro-me de não ir à catequese. A miudagem perguntava-me: és jeová? E eu perguntava de volta, o que é ser jeová?
Responderam-me que implicava não ir à catequese, e que eram esquisitos com a comida.
Ora, eu não ia à catequese, não era baptizada, e era vegetariana. Então fazia sentido na cabeça de uma miúda de 6 anos, que não percebia nada sobre religião. Só sabia a estória de Jesus. Contaram que tinha sido um gajo porreiro e que inspirava muitas pessoas.

Sempre causei choque/estranheza (por ser vegetariana desde sempre, por não ser baptizada e outros pequenos pormenores interessantes), a maior parte da minha vida sem perceber porquê. 


E o porquê desta introdução?  Sempre perguntaram: como festejas a páscoa? Ou melhor ainda,como festejas o natal?
São daquelas perguntas obrigatórias que surgem quando me apresento, mas que alguns que já me conhecem insistem em perguntar. Nos meus quase 26 anos, sou um autómato quando me apresento ou falo deste tema.

Os ateus, pelo menos aqueles que me orgulho de conhecer (nos quais está incluída a minha família), também festejam a páscoa, também festejam o natal. À sua maneira.

Chama-se confraternizar. Chama-se também querermos estar com quem gostamos, comermos o que gostamos, fazermos o que nos der na real gana, chama-se escolher. Para mim, é liberdade, o pequeno espaço de liberdade, de independência.

Respeitamos de forma mais séria muitos dos princípios morais que as religiões proclamam como sendo sua "propriedade exclusiva". Porque ser ateu também é um compromisso de honestidade, e acima de tudo é um compromisso de respeito na esfera individual/íntima e na esfera pública/colectiva.

Isto tudo para vos desejar uma boa páscoa, transmitindo que não importa o que nos auto-denominamos se não pudermos exercer a crítica e também a autocrítica. É não ter o princípio porque sim, porque é uma herança, é ter o princípio porque se lutou por ele. 

Boas festividades/confraternizações para todos!

2 comentários:

Miguelito disse...

Apoiadíssimo! :) (tirando a parte de seres vegetariana aos 6 anos: credo!!:P)

Caecilia Fonseca disse...

Não sei eu ser outra coisa,jasus credo! ;)