quinta-feira, 24 de março de 2011

Onde anda o movimento jovem?


Recebo, aqui de longe, notícias de Coimbra. O Conselho de Repúblicas (CR), organismo que representa as Repúblicas de Coimbra em unanimidade, avança com uma acção de protesto daquelas que dói:

http://www.acabra.net/artigos/porta-frrea-e-faculdades-da-alta-fechadas-a-cadeado-atualizada

Desde já a minha solidariedade por esta organização, independente e de interesse colectivo, capaz de mostrar ao imberbe estudante que é possível ser-se activo, fazer depois de falar.

Chamo é paralelamente a atenção, isto a partir da notícia acima, para a já clássica reacção da DG-AAC. Como tem sido frequente, não simplesmente se acobarda como ataca o movimento estudantil independente. O jogo politiqueiro que, infelizmente, é regra nas diversas associações de estudantes resume-se a isto: procurar açambarcar toda a acção de estudantes como deles; pacificar a indignação que justificadamente surja; atacar, indiscriminadamente, aqueles que procuram respostas fora de uma AAC estéril e corrupta.

Infelizmente para a DG, as Repúblicas continuam a afirmar-se como força política e social relevante na cidade de Coimbra. São, mais do que tudo, uma excelente expressão da união de estudantes com propósitos de convívio e pensamento crítico comum. Que continuem a dar cartas e que seja por muitos e bons anos.


Actualização:

http://acabra.net/artigos/joo-gabriel-silva-querem-estar-com-outros-ou-querem-estar-sozinhos

2ª Actualização:

Agora, muda de discurso:

http://acabra.net/artigos/eduardo-melo-no-vai-permitir-impedimento-do-direito-manifestao

1 comentário:

Tiago Silva disse...

Brevemente, faço aqui um report pormenorizado destes dois dias de luta e acerca dos resultados alcançados :)