segunda-feira, 28 de março de 2011

O problema é cultural, dizem eles

Em todo o lado que vou, o paleio é o mesmo. "Já viste os países do norte? Porque é que Portugal não é assim? Hã? E a Alemanha, e a França. O problema deste país, é que é tudo uma cambada de preguiçosos! O problema é cultural!"

Sem querer dar ares de que percebo de História (sou um nabo) ou de Economia (sou um nabo) ou de Cultura (estou a aprender MAS), parece-me que "o problema", senhores, se é que podemos colocar as coisas nesses termos, é:

a) 40 anos de fascismo que perpetuou a fraca educação, dificilmente à tona da analfabetização (sendo que poucos passaram da quarta classe), estourou grande parte dos recursos que havia numa guerra colonial que se estendeu por mais de dez anos e provocou a migração de uma parte significativa dos trabalhadores (incluindo aqui a emigração pós-25 de Abril).

b) O abandono e consecutiva destruição das políticas de esquerda que investiram, enquanto as houve, na criação das infraestruturas fundamentais para segurar um país em tempos de crise (do qual o primeiro grande culpado foi o governo do Exmo Primeiro-Ministro Sr Doutor Aníbal Cavaco Silva).

Lembro que os países nórdicos não experimentam conflito desde a 2ª Guerra Mundial e que, enquanto este país passava o Estado Novo, eles andavam para a frente. Isto é comprovável por uma leitura diagonal do wikipedia.

Não comparemos coisas que não podem ser comparadas. "Os Portugueses", passo o uso desta fraca ficção de povo, são tão pessoas capazes como qualquer um em qualquer lado.

Agora se TU és preguiçoso(a), o problema é teu. Não culpes quem todos os dias faz algo de si mesmo.

Sem comentários: