domingo, 13 de março de 2011

Eu vi este Porto a lutar

Desci ao Porto num comboio apinhado. Malta nova, malta mais velha, ensalsichados num suburbano abafado e fixos no ecran, de estação em estação (quem conhece o percurso Porto-Braga conhece o cenário).

À saída de S. Bento fotografei-nos. Éramos bastantes. Na Batalha ainda éramos mais - nunca vi o Porto tão cheio, enquanto descíamos a rua de Sta Catarina em bloco, apertados, a cantar. Não vi bandeiras (uma da Líbia e um par de bandeiras negras), vi boa disposição e vi protesto genuíno. Protesto de pessoas que sentiram na pele a desgraça do sistema em que vivemos e que sentem a necessidade de mudança, pela união.

"O Povo Unido Jamais Será Vencido". Ressoava. Por todo o lado. Gritámos ao Banco de Portugal: nós não queremos isto! Cantamos: Zé Mário, Zeca... bombos e caixas e saltos e alegria.

Não sei se vai dar em alguma coisa. Foi lindo mas reservo o meu cepticismo confortável. Uma coisa é certa: a gente está aí para as curvas.

E toma lá, Lisboa, que isto no norte é que é.

5 comentários:

Tiago Silva disse...

Não hostilizes Lisboa, pá. Unidade popular :)

Tiago Silva disse...

E para isto dar em algo, seria bom o pessoal pressionar para que nucleos de malta, impulsionados pelos organizadores do protesto, se reunam, discutam e organizem novos protestos, sempre com a continuidade na mira. O meu texto, aqui publicado, vai nesse sentido. Da minha parte, já contactei os organizadores a perguntar o que acham e se estavam interessados em sentar-se comigo, para discutir o assunto. Vamos ver no que isto dá...

Unknown disse...

Olha que, se calhar, criar aqui uma competição saudável de lutas entre o Porto e Lisboa traz mais gente à rua! :)

Mais protestos acho que pode ser bom, sim, mas há que entrar por outras vias (quais não sei ao certo, não percebo muito disto - legais? parlamentares?) porque a mobilização para as ruas vai-se desgastando; como, de resto, se viu no movimento estudantil desde os anos 90 até hoje.

Passaria por criar uma plataforma extra-sistémica, como disseste. Talvez. Não sei como isso funcionaria.

Tiago Silva disse...

Olha que quando a luta nas ruas tem resultados, não desgasta. A primeira conclusão a que cheguei é que continuar a discutir e organizar no FB é completamente inexequível. Assim, discutamos cara a cara, em plenários e decidamos sobre o que fazer. Em Coimbra vão fazer isso.

Unknown disse...

Espero que sim e que seja eficaz, que não se perca no vazio e na inércia como outras se perderam!

Eu vou ficar atento ao que se passa perto de mim, a ver o que se pode ir fazendo.